quinta-feira, 17 de março de 2011

As Expressões Populares

Com a mudança das épocas, tudo tende a evoluir, menos uma coisinha: as expressões populares. A maioria é da época antiga e a gente continua falando até hoje, mesmo não fazendo mais sentido algum. Repara só.


CAVALO DADO NÃO SE OLHA OS DENTES


Quando foi a última vez que você ganhou um cavalo? Natal? Aniversário? Pois é. Ninguém mais aguenta ganhar cavalos por aí. Suja o elevador que é uma beleza. Tá explicado o porquê daqueles leilões de boi em canais rurais. Virou moda ter cavalos em casa. Todo mundo pode ter um. O mínimo que você precisa é ser filho de bilionário.


TIRAR O CAVALINHO DA CHUVA


Se você não tem o cavalo, como vai tirar o dito-cujo da chuva? E outra: se você tiver um, provavelmente vive em um haras e tem um cachoeiro que é pago para fazer isso.


CAIU A FICHA


Que ficha? Quem ainda usa ficha? Até aldeia indígina tem orelhão com cartão. Fora que hojê em dia quase todo mundo também usa celular. Inclusive os índios. Portanto, seria melhor "caiu o sinal analógico" ou "caiu o sinal digital", dependendo da região. Faria mais sentido.


MAIS VALE UM PÁSSARO NA MÃO DO QUE DOIS VOANDO


Sinceramente, em um mundo onde até posto de gasolina fala em preservar o meio ambiente, pega até mal falar em prender o passarinho. Deveria ser o contrário: mais vale um pássaro voando, do que dois na mão. Assim evita a extinção. O Greenpeace agradece. Os vendedores de gaiola, nem tanto.


SALVO PELO GONGO


Se nem a polícia anda salvando você ultimamente, dá pra acreditar que um som de sino do século XV pode fazer isso? Bem que podia ser uma nova arma da polícia. Em vez de cassetete ou pistola, os policiais andariam com um gongo e salvariam todo mundo.


BOCA DE URNA


Se até a urna evoluiu e ficou eletrônica, por que a expressão continuou a mesma? E se ela é eletrônica, onde fica a boca? Na fotinho dos candidatos?


SER UM CHATO DE GALOCHA


Galocha? Quando você diz que trabalha na MARGINAL é realmente dentro do rio? Quem usa galocha hoje em dia? E outra: se a pessoa só é chata com a galocha, comece a levá-la apenas a restaurantes japoneses, daqueles que só se entra descalço. Daí, a pessoa, sem galocha, viraria a melhor do mundo.


APRESSADO, COME CRU


Não, senhor. É exatamente o contrário. Apressado come fast-food. Hoje em dia, quem come cru é porque tem tempo de sobra pra esperar quase uma hora em um restaurante japonês da moda.


"E se o STAND UP virasse livro?" (Mauricio Meirelles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário