sábado, 2 de abril de 2011

Pixação! Qual sua opinião?

Assunto polêmico...
Por quê o Pixo é crime e o Graffiti não? Eu sou neutra, a favor da Arte, seja ela qual for, mas a pixação é também uma forma de expressão que, desde os tempos dos homens das cavernas já existia uma maneira de se expressar semelhantemente com a Pixação, se recordam?? Nas paredes das cavernas!!!
É minha gente, não é de hojê não!
Pesquisei algumas coisinhas e encontrei juridicamente falando: Artigo 163: dano, destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia - detenção de 6 meses a 1 ano. (Sindicato Paralelo).
Ainda não contente, pedi a uma pessoa muito querida, que dessa forma se expressa, para dar sua opinião. Um pequeno e pessoal relato!
Prestem atenção:

"Não me considero um pixador! Além disso falta muito espaço para eu conquistar. Comecei em 1997 com uma turma chamada ''CALADOS'', com cinco integrantes. Depois de pixar nossa vila ou melhor, nosso bairro, começamos a nos interessar por outros lugares, outros bairros e, assim foi o inicio, até ficarmos sabendo do ''POINT'' (local onde se reúnem os pixadores para armar novos planos, discutir pixações atropeladas e conhecermos quem fazia outras escrições), e foi onde encontramos um "maluco" de São Caetano dizendo que já fazia CALADOS lá (em SCS), dai conversamos e entramos no acordo de que nós, como ainda estavamos no começo, iriamos pixar outro nome...Foi onde surgiu "HALL'S", no final de 1997 contando com a presença do PRO + CAFÈ + FOGO. Já em 1999 o CAFÈ entrou para o VDA e o FOGO entrou para o PRO BOYS, ficando assim somente eu no HALL'S, mas sempre fazendo rolê juntos.

A sensação não é sujar o seu muro, e sim, passarmos novamente no local seja 2 ou 4 anos depois e nos depararmos com nossa "arte".
Além de ser um anti-stress, foi uma forma que arrumei de fazer novas amizades e conhecer outros lugares e dar importância a estes onde as pessoas não ligam. Procuramos muros ou prédios não novos e sim, velhos. Onde sabemos que os proprietários não cuidam, ficando seu registro por vários anos.
Isso pra mim é um hobby, um momento de lazer misturado a adrenalina e ousadia, encarando madrugadas frias e também tardes de sol.
Não faço meu rolê para os outros, e sim para mim mesmo. A roupa suja, o tênis rasgado (e às vezes tendo que correr ou limpar o local riscado... faz parte da situação). Não vivo só pra isso, tenho outras rotinas de trabalho. Estudo, mas já estou nessa a treze anos de minha vida.Não sei se é só uma fase (já bem longa), ou tá no sangue um pouco de tinta!"
                                                          (PRO)



                                                          
Eu também tinha esse preconceito. Sim, Pré-Conceito pelo fato de que eu não sabia o que, em base, passava na mente dessas pessoas e julgamos sem imaginar.
Tenho conversado bastante com o PRO e assim, tirando minhas duvidas, polêmicas, mas o interessante é que eles ("pixadores") tem um porquê de fazer isso, onde e quando. Tem um contexto.
Nos expressamos escrevendo,falando, em libras, não? E essas escritas são chocantes para a sociedade ainda? São expressões, apenas diferente.
Interessante é que, a maioria dos Artistas querem chocar a sociedade, chamar a atenção, ou melhor dizer "cultucar", e, quem faz pixo consegue isso!
São Artistas ou não são?

Este "post" eu peço, mais do que os outros, para que você caro leitor, COMENTE!
Para nós, é muito importante a sua opinião sobre esse assunto!

4 comentários:

  1. Olha, não considero Pixo como arte. A pixação é apenas um nome de um grupo, onde eles querem apenas marcar território. Já o grafite é arte!! Pois no grafite é representado formas, cores, vibrações e informação. acho que esses são os pontos principais dos dois assuntos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Renan! Primeiramente eu gostaria de agradecer seu comentário.
    Acredito na Arte do Grafite tb. Porém, ontem mesmo, dois amigos meus foram detidos pela Polícia pq estavam começando a grafitar, isso com autorização do dono do muro. Pensei que o grafite fosse permitido no Brasil (e na verdade é), mas ainda não pode ser expressado de tal forma. O pixo é um risco, uma adrenalina, talvez uma forma de esquecer dos problemas e para quem faz, talvez um arte por verem sua escrita fora de casa!!
    Vamos aguardar os próximos comentários!!!

    ResponderExcluir
  3. pixação como o graffiti são crime ambietal , os dois usar a cidade com suporte e caminhao lado a lado nas grandes cidade um dos meios que usamos para se espressar entao a unica diferença que a entre a pixaçao acaba sendo um pouco mais agressiva por que é escrita e graffiti mais agradavel porque e imagem , viva caus urbano street art.

    ResponderExcluir
  4. Pois é meu caro, crime ambiental! Mas crimes como desmatamento na Amazônia, a usina no Pará (que foi dificil conseguir parar, graças aos indios...) a Policia não bate, não maltrata, não pega o material. Concordo que a pixação tem um impacto mais forte mesmo, pela escrita. Ne todo grafiti é tão agradável, mas é mais aceito pela população, e poucos sabem, mas o grafiti É FONTE DE RENDA DAS PREFEITURAS,pois qto mais projetos destes, o imposto de renda da prefeitura....ENTENDERAM NEH?!
    Street art em alta!! Viva!

    ResponderExcluir